TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

O Hospital Serra Mayor conta com o serviço de Tomografia Computadorizada 24 horas por dia, todos os dias.

O Hospital Serra Mayor visa o bem estar do paciente, portanto preza pelo rápido diagnostico, desta forma tem investido fortemente em tecnologias que diagnostiquem o quanto antes o paciente e que sejam minimamente invasivas. A tomografia computadorizada é um exame de alta qualidade e de excelente diagnostico.

O serviço de Tomografia Computadorizada está disponível 24 horas tanto para emergência quanto por agendamentos, e possui uma equipe altamente qualificada de plantão para laudar e entregar o resultado com a melhor análise.

Para que serve?

A tomografia computadorizada serve para auxiliar o diagnóstico de doenças musculares e ósseas, identificar a localização de um tumor, infecção ou coágulo, além de detectar e monitorar doenças e lesões. Os principais tipos de tomografias são:

  • Tomografia de crânio: Indicada para investigação de traumas, infecções, ocorrência de hemorragia, hidrocefalia ou presença de aneurismas;

  • Tomografia de abdômen e de pelve: Solicitada para avaliar a evolução de tumores e abscessos, além de verificar a ocorrência de apendicite, litíase, malformação renal, pancreatite, pseudocistos, lesões no fígado, cirrose e hemangioma;

  • Tomografia de membros superiores e inferiores: Utilizada para lesões musculares, fraturas, tumores e infecções;

  • Tomografia de tórax: Indicada para investigação de infecções, doenças vasculares, rastreamento de tumores e avaliação da evolução de tumores.

Normalmente as tomografias de crânio, tórax e abdômen são feitas com contraste para que haja visualização melhor das estruturas e seja possível distinguir facilmente os diferentes tipos de tecidos. 

Preparo do exame:

Antes da realização da tomografia é importante ficar em jejum de acordo com a orientação do médico, podendo ser de 4 a 6 horas, para que o contraste seja melhor absorvido. Além disso é importante suspender o uso do medicamento metformina, se houver utilização, 24 horas antes e 48 horas depois do exame, pois pode haver reação com o contraste.  

Durante o exame a pessoa fica deitada numa mesa e entra numa espécie de túnel, o tomógrafo, por 15 minutos. Esse exame não dói e não causa aflição, já que o equipamento é aberto.

Pós exame:

Após o exame, é possível retornar normalmente à rotina. Caso tenha recebido material de contraste, é recomendável beber bastante líquido para ajudar os rins a remover o material do corpo. Em alguns casos, pode ser solicitado também que aguarde um curto período de tempo antes de sair do laboratório para garantir que se sinta bem após o exame.

Tel: (11) 5510-7780

Estrada de Itapecerica, 4659 - Capão Redondo
05858-000 - São Paulo/SP

Responsável Tecnico: Dra. Denise Maria Mayor- CRM 70.187

©2018 todos os direitos reservados

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social