SALA CIRÚRGICA HÍBRIDA

Hospital Serra Mayor inaugurou o novo centro cirúrgico com equipamentos de primeiro mundo.

O Hospital Serra Mayor investiu em uma ampliação do seu espaço físico, trazendo um novo centro cirúrgico com equipamentos de última geração, muito comuns nos Estados Unidos a na Europa, para seus pacientes.

 

Agora a população que mora nas redondezas do hospital, terá acesso ao que há de mais novo no mercado mundial, para realizarem cirurgias mais delicadas, sem a necessidade de deslocamento até os grandes centros de São Paulo.

 

Dessa forma, o Hospital Serra Mayor atingirá um patamar de excelência na área de saúde da região, ganhando maior destaque e renome, pois passará a atuar na resolução de casos de alta complexidade.

O que é a Sala Cirúrgica Híbrida?

A Sala Cirúrgica Híbrida é um centro avançado localizado dentro do centro cirúrgico do hospital, que possibilita tanto realizar exames diagnósticos via aparelho de hemodinâmica que a compõe, como realizar exames e procedimentos minimamente invasivos. Podemos exemplificar na área da cardiologia exames  como um cateterismo e como procedimento uma angioplastia com colocação de stent que tem como objetivo desobstruir uma coronária.  

O  termo HIBRIDO é utilizado, pois além de procedimentos minimamente invasivos, esta mesma sala pode ser usada para uma cirurgia convencional de qualquer especialidade medica. Podemos exemplificar um correção de hérnia umbilical ou uma cirurgia de ortopedia ou neurocirurgia entre outras especialidades cirúrgicas.

 

Para maior segurança do paciente e por ser uma sala totalmente estéril e muito ampla, um procedimento inicial minimamente invasivo pode raramente se tornar uma cirurgia aberta convencional. A SALA HIBRIDA permite que esta possibilidade possa ocorrer com segurança e tranquilidade à equipe medica e ao paciente.

Daremos como exemplo uma angioplastia coronariana sendo realizada no paciente, e durante tal procedimento ocorra a necessidade de se tornar uma cirurgia convencional, abrir o peito do paciente, que seria uma  revascularização do miocárdio com colocação de pontes de safena ou mamária. Neste caso o paciente permanece na mesma mesa cirúrgica,  a equipe de cirurgia cardíaca  assume o comando,  realiza o procedimento cirúrgico necessário com tranquilidade pois a sala é composta por todos os equipamentos para que uma cirurgia cardíaca de peito aberto possa ser realizada com tranquilidade caso seja necessário.

 

Em resumo, a sala cirúrgica hibrida esta preparada para realizar qualquer tipo de procedimento cirúrgico, tanto os minimamente invasivos como os convencionais,  e exames  minimamente invasivos como também os  convencionais,  por exemplo uma tomografia computadorizada com reconstrução em 3D de crânio e uma angiografia de membros inferiores entre outras inúmeras possibilidades.

Pouquíssimos hospitais em São Paulo e raros no Brasil possuem esta sala de alta tecnologia.

Conheça alguns dos procedimentos que serão realizados na Sala Cirúrgica Híbrida:

  • Cateterismo Cardíaco (Coronariografia com angioplastia e colocação de Stents, que evitam abertura do peito para realizar pontes de safena e mamária).

  • Estudo hemodinâmico (cateterismo) para pacientes candidatos para transplante

  • Infusão de intravascular enzima trombolítica (medicamento que dissolve coágulo que entope uma artéria)

  • Embolização de tumores ósseos e musculares

  • Tratamento de sangramentos

Algumas outras indicações para a utilização da sala híbrida:

  • Doenças críticas em que pacientes de alto risco ou risco proibitivo para cirurgia convencional (como o implante de próteses aórtica que não necessitam de abertura do tórax)

  • Tratamento de aneurisma de aorta complexos e aneurismas cerebrais

  • Doenças da valva mitral

  • Hipotermia profunda com implante de stent

 

Com a finalidade de oferecer o melhor serviço hospitalar para nossos pacientes, investimos, constantemente, em um corpo clínico de ponta e excelência, composto predominantemente por médicos renomados que atendem nos grandes centros também. Em vista disso, nosso hospital contará, ainda, com Equipes Multidisciplinares que atuarão nessa sala cirúrgica:

 

  • Cirurgia Cardíaca

  • Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia

  • Radiologia Intervencionista

  • Cardiologista Intervencionista

  • Neurologia Endovascular

Tel: (11) 5510-7780

Estrada de Itapecerica, 4659 - Capão Redondo
05858-000 - São Paulo/SP

Responsável Tecnico: Dra. Denise Maria Mayor- CRM 70.187

©2018 todos os direitos reservados