Papanicolau

PAPANICOLAU

Cientificamente denominado citologia oncótica do colo do útero, o exame Papanicolau é um dos mais importantes exames para a saúde da mulher. Ele é feito por meio da coleta de material, que acontece com uma pequena raspagem do colo uterino, além do exame genital visual.

Dessa forma, é possível observar e diagnosticar anormalidades nas secreções e infecções vaginais, como candidíase e doenças sexualmente transmissíveis — clamídia, sífilis e gonorreia, por exemplo.

Além disso, é possível identificar lesões que podem evoluir para câncer de colo de útero. Se a doença for diagnosticada precocemente, tem grandes chances de cura.

Dois dias antes do exame, a mulher deve evitar as relações sexuais envolvendo qualquer tipo de penetração, e não fazer uso de duchas, pomadas, cremes e medicamentos na região da vagina. Exames de toque também devem ser evitados.

É importante também que a mulher não esteja no período menstrual — ou tenha ficado menstruada recentemente. Nesses casos, o útero descama naturalmente, prejudicando o resultado do exame.

Muitas mulheres deixam de fazer o Exame Papanicolau, pois desconhecem como ele é feito ou por medo. A verdade é que esse é um exame simples, feito em uma consulta ginecológica de rotina e não dura mais do que 2 minutos!

Tel: (11) 5510-7780

Estrada de Itapecerica, 4659 - Capão Redondo
05858-000 - São Paulo/SP

Responsável Tecnico: Dra. Denise Maria Mayor- CRM 70.187

©2018 todos os direitos reservados

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social