Endoscopia

ENDOSCOPIA

É um exame que permite ao médico endoscopista visualizar internamente os órgãos do trato digestivo, ou seja, o esôfago, o estômago e o duodeno. Tem a finalidade de verificar a procedência de sintomas, como dores abdominais persistentes, náuseas, vômitos ou dificuldade de deglutição, e, assim, diagnosticar possíveis lesões e patologias. Além de diagnosticar, a endoscopia pode ser usada como uma alternativa terapêutica, o que evita em alguns casos a necessidade de procedimentos cirúrgicos.

Nos dias atuais a realização do exame é bem simples e rápida. Dura de 5 a 10 minutos e para evitar ansiedade, dor ou desconforto, a endoscopia é feita com o paciente sedado. Somente após a sedação é que o médico introduz um tubo fino e flexível, o endoscópio, pela garganta do paciente. É o aparelho que, com lentes e luz próprias, permite visualizar as imagens de cada órgão do trato digestivo em tempo real em um monitor.

É preciso um certo preparo para a realização da endoscopia, mas nada muito complicado. Para ser feito o exame, o estômago necessita estar vazio para a análise completa. Dessa forma, por um período de oito horas antes do exame, o paciente não deve comer ou beber nada. Isso incluí até mesmo o fumo e a ingestão de água. É preciso também informar no momento do agendamento do exame sobre o uso de medicamentos, alergias e qualquer outro problema de saúde, para a verificação da necessidade de preparos adicionais.

Tel: (11) 5510-7780

Estrada de Itapecerica, 4659 - Capão Redondo
05858-000 - São Paulo/SP

Responsável Tecnico: Dra. Denise Maria Mayor- CRM 70.187

©2018 todos os direitos reservados

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social