Ecocardiograma

Ecocardiograma

O ecocardiograma é um exame de ultrassom que usa ondas sonoras de alta frequência para criar imagens — unidimensionais, bidimensionais e em 3D — que permitem avaliar todas as estruturas do coração e seu funcionamento: forma, tamanho e espessura do órgão, entrada e saída do sangue através das valvas, existência de massas e tumores, sopros, cicatrizes de infarto, doenças congênitas (aquelas ditas “de nascença”), alterações de contração (coração fraco), entre outros aspectos.

O ecocardiograma é um exame simples, pouco invasivo e indolor. Em geral, é rápido — dura cerca de 15 minutos — e não necessita de preparo prévio. Pode ser feito por adultos, crianças e mulheres grávidas (a partir da 28 semana de gestação).

Pode ser realizado em clínicas ou hospitais, dependendo do tipo de ecocardiograma solicitado e da doença a ser investigada.

É necessário retirar todas as joias e objetos que possam atrapalhar a realização do exame. Em alguns casos são colocados eletrodos no peito do paciente, para que o exame seja realizado em associação com o eletrocardiograma, que irá registrar os impulsos elétricos do coração para que o médico compare esse registro com as imagens da ecografia.

Também pode ser usado um oxímetro para medir a oxigenação do sangue durante o procedimento.

Tel: (11) 5510-7780

Estrada de Itapecerica, 4659 - Capão Redondo
05858-000 - São Paulo/SP

Responsável Tecnico: Dra. Denise Maria Mayor- CRM 70.187

©2018 todos os direitos reservados