Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia

CIRURGIA ENDOVASCULAR E ANGIORRADIOLOGIA

A Cirurgia Endovascular é uma sub-especialidade da cirurgia vascular na qual o cirurgião realiza o tratamento das doenças circulatórias utilizando cateteres e guias, manipulados à distância e controlados por monitores.

 

Esse procedimento resulta em menor tempo de recuperação e menor desconforto para o paciente.

 O principal exemplo desse trabalho é o atendimento de pacientes com infarto agudo do miocárdio. Por meio da chamada angioplastia primária é possível desobstruir rapidamente a artéria do coração e interromper o infarto, reduzindo de forma significativa a mortalidade por essa doença.

Procedimentos relacionados:

Embolização

A embolização, feita para impedir a continuidade da irrigação sanguínea em áreas em que ela se tornou inadequada. Alguns exemplos de doenças que podem exigir esta intervenção são os aneurismas viscerais e cerebrais, hemangiomas, fístulas e outras malformações arteriovenosas (MAVs), tumores vasculares e miomas, hemorragias gastrointestinais, entre outros.

Embolização de Fístulas

A fístula arteriovenosa (FAV) pode ser definida como uma comunicação anormal e permanente entre uma artéria e uma veia. Podem ser congênitas e adquiridas, sendo estas últimas as mais frequentes; as fístulas arteriovenosas adquiridas dependem, em geral, de trauma ou lesão penetrante,

Embolização de Malformação Vascular

A malformação arteriovenosa é definida como um conjunto de lesões primárias da artéria, pois são detectadas na fase embrionária do indivíduo.  Os indícios de malformação arteriovenosa não tendem a se manifestar nos primeiros anos de vida.

Embolização de Tumores

Os tumores necessitam de um fornecimento constante de sangue para se manter e crescer. A embolização de tumores é um procedimento minimamente invasivo realizado por radiologistas intervencionistas, em que o fornecimento de sangue para massas ou nódulos que estão causando sintomas em um paciente é cortado, aliviando os sintomas.

Embolização de Tumores Cabeça e Pescoço

A embolização de tumores vasculares cerebrais e da cabeça e pescoço tornou-se um complemento importante para o tratamento cirúrgico destes tumores. O procedimento resulta na redução da morbidade e mortalidade, e  facilita a remoção de muitos destes tumores.

Embolização de Tumores Ósseos e Musculares

Atualmente, a embolização é o método de escolha pelo seu caráter minimamente invasivo, por prevenir a ruptura tumoral em longo prazo, por ser capaz de preservar o parênquima renal normal adjacente ao tumor e por apresentar baixa ocorrência de complicações.

Quimioterapia Intra-Arterial Region

A quimioterapia intra-arterial é uma nova possibilidade oferecida, esta difere da quimioterapia sistêmica convencional porque nesta modalidade o agente quimioterápico é injetado através das veias para percorrer pela circulação até alcançar o tumor a ser tratado, já na quimioterapia intra-arterial o quimioterápico é injetado na artéria que nutre o tumor,

Quimioembolização

A quimioembolização é um tratamento que combina o bloqueio intencional (embolização) da irrigação de sangue ao tumor com um material de embolização e a administração de quimioterapia (fármacos anticancerígenos) diretamente nos vasos sanguíneos que irrigam o tumor. A quimioembolização é um procedimento usado para tratar tumores do fígado.

Quimioterapia Arterial Regional

Quimioterapia Regional (RCT) é definida como quimioterapia local, isto é, restrita a uma parte ou região do corpo ou órgão. O medicamento (agente citostático ou medicamento terapêutico) é administrado através da artéria que supre o tumor ou a região do tumor.

Tratamento da Epistaxe por Embolização

Epistaxe é um sangramento com origem na mucosa das fossas nasais e representa uma alteração da hemostasia normal do nariz. Essa hemostasia pode estar comprometida por alterações da integridade vascular, anormalidades na mucosa nasal ou por desordem dos fatores de coagulação.

Tratamento Endovascular de Aneurismas

O tratamento endovascular é um tratamento realizado no interior dos vasos sanguíneos, utilizando pequenos tubos de plástico que são passados por meio de um pequeno corte de 2-3 mm na pele e são colocados os dos vasos sanguíneos.

Tel: (11) 5510-7780

Estrada de Itapecerica, 4659 - Capão Redondo
05858-000 - São Paulo/SP

Responsável Tecnico: Dra. Denise Maria Mayor- CRM 70.187

©2018 todos os direitos reservados