Cirurgia Cardíaca

1/2

CIRURGIA CARDÍACA

A cirurgia cardiaca engloba o tratamento das cardiopatias congênitas, das doenças das artérias coronarianas, da aorta e seus ramos, das valvas cardíacas, da fibrilação atrial e da insuficiência cardíaca.

Já o tratamento das doenças da aorta e seus ramos – como aneurismas, dissecções e obstruções – envolve cirurgia tradicional e procedimentos híbridos, associando cirurgia ao uso de stents.

Outro procedimento relevante é a cirurgia das valvas cardíacas acometidas por doenças reumáticas, congênitas, infecciosas ou degenerativas. Ele é realizado com técnicas de plastia ou pela substituição da valva por próteses, o que garante um resultado eficiente e duradouro.

Procedimentos relacionados:

marcapasso.jpg
Implante de Marcapasso definitivo

O marcapasso cardíaco é um pequeno aparelho colocado cirurgicamente junto ao coração ou abaixo da mama para regularizar as batidas do coração quando este encontra-se comprometido. O marcapasso monitora o coração continuamente e identifica batimentos irregulares, lentos ou interrompidos, enviando um estímulo elétrico ao coração e regularizando os batimentos.